Marca Guarulhos é um símbolo e uma ação de comunicação com vias de promover a cidade de Guarulhos e a valorização da sua identidade. Criada para ser a marca oficial do turismo do município foi concebida através da parceria da entidade GRU Convention e da agência Inspira Design.
Seu maior desafio é elevar a autoestima e imagem da cidade representando toda a grandiosidade de uma das maiores metrópoles do Brasil com suas complexidades e percepções múltiplas.
O projeto Marca Guarulhos pretende despertar que um grande número de pessoas, empresas e organizações a utilizem como forma de evidenciar o orgulho pela cidade o nosso MadeinGRU.
Veja neste site como fazer o download e se torne agora um embaixador da Marca Guarulhos.
Quem Somos
O Guarulhos Convention e Visitors Bureau (GRU Convention) é uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, que tem por principal objetivo a promoção do destino Guarulhos. É um modelo de entidade consagrado que surgiu no final do século XIX nos EUA com o objetivo de promover, de forma conjunta e ordenada, um esforço contínuo para atrair negócios aos destinos.
Em Guarulhos o escritório do Convention surgiu em 2003 com o advento das redes hoteleiras que vieram suprir o crescente fluxo de turistas que passavam pelo Aeroporto Internacional. Uma das suas incumbências foi o fomento ao turismo e ao marketing da cidade. De lá pra cá foram dezessete anos de história na produção de folders, catálogos, revistas e participação em feiras e eventos nacionais e internacionais.
www.gruconvention.com
O GRU Convention é o realizador do projeto MARCA Guarulhos juntamente com a agência INSPIRA DESIGN.
A Inspira é a maior agência de Branding da cidade de Guarulhos, um escritório de design gráfico com foco em design de identidades de marcas, PDV, comunicação institucional e tudo mais que for relacionado à produção de conteúdo visual que tenha como objetivo atrair atenção do olhar ou comunicar visualmente.
Guarulhos é um município histórico e dinâmico, uma das cidades mais antigas do Brasil, prestes a completar 459 anos, passou por todos os principais períodos econômicos do país, da extração e lavra do ouro do período colonial a construção de uma smartcity, do trenzinho da cantareira (radicado na Música de Adoniran Barbosa: ´´Trem das Onze´´ a implantação do maior Aeroporto da América do Sul. Sob a luz dos historiadores da cidade Guarulhos é um local de permanente trânsito, uma cidade que se reinventa e renova ao longo dos anos. Por todas as pessoas que passam por aqui (“Todo Mundo passa por aqui” é o slogan da campanha) e o cruzamento dos principais modais fazem desta cidade um lugar de conexões. As conexões se expressam na marca na junção de cada letra formando uma nova cor e um desenho integrado.
Tal como a grande Cidade de São Paulo é difícil retratar Guarulhos com um ícone e um único símbolo. São vários os marcos históricos e identitários da cidade revelando uma grande diversificação de povos e culturas. De origem indígena, os índios Maronomis que posteriormente deram origem ao nome a cidade, em alguns locais conhecidos como Maronomins, Guaronomins, e finalmente Guarulhos se originou sob o nome “Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos.” O primeiro encontro de povos os indígenas e os jesuítas europeus deram origem a formação dos povos da cidade. Posteriormente a cultura Africana de trazida pela insensatez da escravidão deixam até hoje marcos profundos na nossa identidade. Em momentos de valorização das etnias a cultura negra é uma das expressões importantíssima para a construção da cidade. Já a partir do Século XIX e XX os imigrantes vieram a Guarulhos em busca de desbravarem a América. Agricultores, comerciantes, pequenos industriais deram início ao grande desenvolvimento e crescimento econômico da cidade. Não tem como descrever Guarulhos sem se dar conta destas riquezas culturais e que a cada dia passam por nossa cidade seja pelo Aeroporto ou pelas estradas para conhecer o Brasil e mundo. É a conexão e riqueza cultural outro elemento forte marcado pelas cores da Letra.
13ª economia do país, 1,31 milhão de habitantes, um parque industrial quase do tamanho do Uruguai, Guarulhos é uma cidade com peso e tamanho de estado. Maior cidade não capital do país, seja por preservar quase 33% do seu território com uma das maiores florestas urbanas do mundo, seja pela economia diversificada e em pleno crescimento com o maior Aeroporto e principais rodovias do país, Guarulhos é uma gigante no cenário nacional. Sede de grandes indústrias como a Pfizer, Achè, Bauducco, Yahamaha, Phibro, Cummis, Gerdau é ainda um dos mais importantes centros de logística do país. Uma hotelaria experiente , com mais de 20 anos recebendo turistas de negócios é possível encontrar as principais redes do mundo e brasil como Marriott, Accor, Hilton, Atlantica, Slaviero, Bristol… Mais de 1,2 milhões de turistas/ano Guarulhos, e local de saída de 85% das exportações aéreas, a cidade é um hub de destaque no país. Na marca a expressividade fora contruída através de uma fonte ´´Bold´´, que no mundo do design refere-se a uma letra bem preenchida e abundante.
E assim foi construída a MARCA GUARULHOS, não apenas a reprodução de um ícone mas a construção de um novo símbolo para a cidade.
Introdução
Este manual apresenta a identidade visual da marca GUARULHOS. Ele contém referências do projeto, apresenta as características técnicas da marca e visa a implementação e a manutenção da identidade visual da instituição.
O manual de identidade é um registro cuidadoso que pretende dar à marca da instituição o seu devido valor. Pretende conscientizar seus usuários sobre a importância de seguir as instruções aqui contidas, para que ao longo do tempo a identidade da instituição se fortifique. A negligência para com a marca acarreta deterioração da identidade visual. Ao passo que, o bom uso da identidade visual contribui para a fixação da imagem da instituição.
A área de reserva consiste em um espaço ao redor da marca que não deve ser ocupado por nenhum elemento e tem a função de manter a integridade da marca em questões de visibilidade.
No caso da marca Guarulhos, essa reserva deverá ter como referência a largura da unidade “X”.
Área de Reserva
Redução
Para resguardar a visibilidade da marca, existem tamanhos mínimos permitidos para a aplicação em materiais impressos ou em mídias digitais.
Redução | Tamanhos Mínimos
USOS VETADOS
Para manter a integridade da marca GUARULHOS é necessário se atentar a esses detalhes ao aplica-la. Qualquer variação de cores, proporções ou composição não apresentadas neste manual, estão vetadas.
Não ampliar ou reduzir a imagem de forma desproporcional para que não haja deformidade.
Não alterar cores. Em caso de falta de contraste entre fundo e imagem consultar os usos previstos neste manual.
Não inclinar o logo
CORES
As cores são um dos principais elementos para inspirar e transmitir a personalidade da marca.
APLICAÇÕES EM PRETO E BRANCO
Fundos claros | Versão positiva
Fundos escuros | Versão negativa
APLICAÇÃO SOBRE IMAGENS
Aplicar sempre sobre áreas que favoreçam o contraste entre marca e fundo sem comprometer a visibilidade e a legibilidade da marca. Quando isso não for possível, aplicar a marca sobre módulo branco ou azul.